quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos, que todas as iniciativas para promover a difusão do livro são um fator de enriquecimento cultural, que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos "O dia do livro", e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada a nível internacional, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril "Dia mundial do livro e dos direitos de autor".

Texto elaborado por Pep Camps, da Unidade de Comunidades Catalãs do Exterior, da Generalitat de Catalunya. Março de 2003. Fonte: dados históricos extraídos do postal de boas festas de 1978 editado pela Fundação Jaime I. Fonte.

"Um país se faz com homens e livros."
Monteiro Lobato
E no Dia Mundial do Livro, nada melhor do que escrever algo sobre um escritor que eu gosto muito: Lonteiro Lobato. Adoro sei jeito de escrever e descrever as coisas. Um exemplo disso, é o trecho abaixo, tirado do livro Memmórias da Emília.

"As palavras da nossa língua servem para indicar várias coisas diferentes, de modo que saem os maiores embrulhos [...].

– Desaforo é fazer certos elogios a uma pessoa. Vou dar um exemplo. Temos por aqui um animal chamado cachorro ou cão, bicho de muito bons sentimentos, o mais amigo do homem. É tão dedicado e amoroso, que o consideram o símbolo da fidelidade. É o cão que guarda os quintais conta os homens ladrões. É o cão que descobre a caça no mato. É o cão que puxa os trenós nas regiões só de gelo. É no cão que o homem faz exeperiências de laboratório. O cão é um colosso. Pois bem. Quando um homem compara outro homem ao cão, dizendo 'Tu és um cão', o outro puxa faca. Desaforo é isso... [...].

– E vice-versa – continuou Emília. Há por aqui animais que são malvadíssimos, umas verdadeiras pestes, como a tal cobra que tem veneno nos dentes e o tal tigre que é estúpido e crudelíssimo. Todos os homens têm tamanho ódio às cobras e aos tigres que não podem ver um só sem o destruir imediatamente. Mas se num verso um poeta compara uma mulher a uma cobra, dizendo, por exemplo, que ela tem movimentos de serpente (serpente é o mesmo que cobra), a ‘elogiada' rebola-se de gosto. E se um homem compara outro a um tigre, este outro sorri. Existiu na França um celebre Clemenceau que foi apelidado o Tigre. Pensa que ele puxou faca? Nada disso. Babava-se todo, quando o tratavam de Tigre. Mas fosse alguém tratá-lo de cão ou vaca!... Ah, vinha tiro na certa..."

Nesse trecho é possível ter uma idéia da riqueza que é ler Memórias da Emília. O livro é constituído de grandes filosofias como esta. A todo momento ele nos provoca a refletir, ele nos remete a outros países e traz outros povos para dentro da história, para dentro do Sítio do Picapau Amarelo, mas sempre supervalorizando o Brasil.


Fica então a dica de leitura! Espero que gostem.
E já que estamos falando de Monteiro Lobato, vou esvrever aqui um pouquinho da Biografia dele, também retirada do livro Memórias da Emília.

José Renato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 em Taubaté, São Paulo. Filho de Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato. Mais tarde, Lobato, por conta própria, modifica seu nome para José Bento Monteiro Lobato, desejando usar uma bengala de seu pai gravada com as iniciais J.B.M.L.

Monteiro Lobato, Através de Emília diz tudo o que pensa; na figura do Visconde de Sabugosa, critica os sábios que só acreditam nos livros já escritos. Dona Benta é o adulto que aceita a aprende com a imaginação criadora das crianças, admitindo as novidades que vão modificando o mundo. Tia Nastácia é o adulto sem cultura que vê no desconhecido o mal e o pecado. Narizinho e Pedrinho são o eterno espírito infantil, abertos a tudo, desejando ser felizes, confrontando suas experiências com o que os mais velhos dizem e nunca deixando de acreditar no futuro.

Vale a pena ler os livros de Monteiro. Ainda não li todos, mas já estou planejando qual será o próximo!
Por hoje é isso!
Beijos a todos!


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Selinho Especial

Olha que mimo!!
Acabamos de ganhar mais um selinho da Carol! É uma fofa né?

Muito obrigada sua querida! E o meu carinho por você também é vip!



Visitem:
Blog da Carol: Sorelinha - Arte em Papel
Loja da Carol: Sorelinha - Arte em Papel

Inté!
Beijos

Mini-álbum com rolinhos de papel higiênico

Olha só que dica legal que eu encontrei no blog do DSM: Mini-álbum com rolinhos de papel higiênico! Adoro fazer coisas que seja possível reaproveitar, reciclar, afinal é preciso pensar no meio ambiente, não é? É muito importante cada um fazer a sua parte! Gosto de tomar cuidado com isso, porque no mundo do scrapbook a gente vive comprando, e comprando, afinal as coisas são lindas... então, sempre que possível, reutilizar é uma boa idéia!

Aqui algumas fotos tiradas da galeria do fórum do DSM - lá vocês podem encontrar mais fotos. Quem fez essas coisas lindas foi a Rosangela Leme.


Pra quem quiser aprender a fazer, tem um vídeo aqui:
Espero que gostem da dica! Pq eu ADOREI!!! Vou começar a guardar os rolinhos aqui pra fazer o meu!!! ^^

Beeeijos!

Selinho

Passando pra postar o selinho que ganhei da Carol - Sorelinha. O meu primeirinho, que emoção! hehe. A Carol é uma pessoa muito querida, MUITO mesmo. Super simpática, um amor de pessoa que, graças a Deus, tive o prazer imenso de conhecê-la pessoalmente. 'Brigada, Carol, pelo carinho e pela lembrança.

Aqui o selinho super fofo!

Infelizmente AINDA não tenho amigas blogueiras pra repassar o selinho. A única que tenho, foi a que me passou. rsrs.

E logo, logo, postarei a caixa de fitas q fiz pra organizar meu cantinho. Vou postar fotos e explicações pra quem quiser fazer tb. Não vai chegar a ser um PAAAAP, mas vai dar pra entender! ^^

Beijão e obrigada pela visita.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Lembrancinhas de Páscoa

Gente... esse post eu já tinha colocado no dia 12/04 mas deu uns problemas aqui com o blogger e não abria as fotos, por isso estou postanto ele novamente!


Depois de um tempãããão querendo fazer o blog, cá estou eu. Bem em dia de Páscoa resolvi aparecer! hehe. Tenho MUITA coisa pra colocar aqui, mas vou com calma! Vou começar pelas lembrancinhas de Páscoa que fiz! Algo bem simples, mas bem fofinho que fiz para algumas pessoas especiais!


Pacotinhos com ovinhos e cartões!


Aqui, os mini-cartões que fiz em cima dos chocolates crocantes (torrões de amendoim cobertos com chocolate). Para os cartões eu imprimi uma imagem encontrada na internet (faz tempo que eu tenho ela aqui no meu computador, por isso não sei a fonte :/), juntamente com a expressão "Feliz Páscoa" (editei no word). Recortei as imagens, passei carimbeira preta nas bordas, colei uma fita de bolinhas em cima e colei tudo no papel color plus laranja. Imprimi também as palavras De: e Para: em papel color plus verde e colei atrás. Apliquei um ilhós 3/16 no centro superior e coloquei fitas de cetim.



Aqui os pacotinhos prontos. Dentro coloquei papel seda laranja cortado em tiras e os ovinhos. Amarrei o cartão também com fita de cetim. Esses foram os femininos!


Aqui os pacotinhos masculinos. Fiz o mesmo procedimento para os cartões e para os pacotinhos. Só mudei a imagem (que também foi tirada da internet e eu não tenho a fonte porque faz tempo que tenho ela aqui).



Por hoje é isso! Espero que gostem!
Mil beijos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sobre o layout...

Bom gente! Hoje estou passando pra falar sobre o layout que "criei". A imagem de fundo e o título eu fiz a partir do freebie Kinda Vintage, que baixei desse site: http://www.misfitsscrapz.blogspot.com/ . Aí tem um monte de freebies legal! As palavras fui eu mesma que escrevi com a fonte Little Days. O programa que eu usei pra editar as imagens foi o Macromedia Fireworks. Estou mais acostumada com esse. hehe!

Pra quem quiser baixar a fonte Little Days, acesse aqui: http://www.netfontes.com.br/view.php/little_days.htm

Pra quem quiser baixar o programa Macromedia Fireworks, acesse aqui (mas trata-se de uma versão trial, não possibilita tanta coisa... mas ajuda): http://superdownloads.uol.com.br/download/104/macromedia-fireworks-mx-(portuguese)/


Logo, logo trarei mais coisinhas!
Beijoooos!