quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos, que todas as iniciativas para promover a difusão do livro são um fator de enriquecimento cultural, que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos "O dia do livro", e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada a nível internacional, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril "Dia mundial do livro e dos direitos de autor".

Texto elaborado por Pep Camps, da Unidade de Comunidades Catalãs do Exterior, da Generalitat de Catalunya. Março de 2003. Fonte: dados históricos extraídos do postal de boas festas de 1978 editado pela Fundação Jaime I. Fonte.

"Um país se faz com homens e livros."
Monteiro Lobato
E no Dia Mundial do Livro, nada melhor do que escrever algo sobre um escritor que eu gosto muito: Lonteiro Lobato. Adoro sei jeito de escrever e descrever as coisas. Um exemplo disso, é o trecho abaixo, tirado do livro Memmórias da Emília.

"As palavras da nossa língua servem para indicar várias coisas diferentes, de modo que saem os maiores embrulhos [...].

– Desaforo é fazer certos elogios a uma pessoa. Vou dar um exemplo. Temos por aqui um animal chamado cachorro ou cão, bicho de muito bons sentimentos, o mais amigo do homem. É tão dedicado e amoroso, que o consideram o símbolo da fidelidade. É o cão que guarda os quintais conta os homens ladrões. É o cão que descobre a caça no mato. É o cão que puxa os trenós nas regiões só de gelo. É no cão que o homem faz exeperiências de laboratório. O cão é um colosso. Pois bem. Quando um homem compara outro homem ao cão, dizendo 'Tu és um cão', o outro puxa faca. Desaforo é isso... [...].

– E vice-versa – continuou Emília. Há por aqui animais que são malvadíssimos, umas verdadeiras pestes, como a tal cobra que tem veneno nos dentes e o tal tigre que é estúpido e crudelíssimo. Todos os homens têm tamanho ódio às cobras e aos tigres que não podem ver um só sem o destruir imediatamente. Mas se num verso um poeta compara uma mulher a uma cobra, dizendo, por exemplo, que ela tem movimentos de serpente (serpente é o mesmo que cobra), a ‘elogiada' rebola-se de gosto. E se um homem compara outro a um tigre, este outro sorri. Existiu na França um celebre Clemenceau que foi apelidado o Tigre. Pensa que ele puxou faca? Nada disso. Babava-se todo, quando o tratavam de Tigre. Mas fosse alguém tratá-lo de cão ou vaca!... Ah, vinha tiro na certa..."

Nesse trecho é possível ter uma idéia da riqueza que é ler Memórias da Emília. O livro é constituído de grandes filosofias como esta. A todo momento ele nos provoca a refletir, ele nos remete a outros países e traz outros povos para dentro da história, para dentro do Sítio do Picapau Amarelo, mas sempre supervalorizando o Brasil.


Fica então a dica de leitura! Espero que gostem.
E já que estamos falando de Monteiro Lobato, vou esvrever aqui um pouquinho da Biografia dele, também retirada do livro Memórias da Emília.

José Renato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 em Taubaté, São Paulo. Filho de Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato. Mais tarde, Lobato, por conta própria, modifica seu nome para José Bento Monteiro Lobato, desejando usar uma bengala de seu pai gravada com as iniciais J.B.M.L.

Monteiro Lobato, Através de Emília diz tudo o que pensa; na figura do Visconde de Sabugosa, critica os sábios que só acreditam nos livros já escritos. Dona Benta é o adulto que aceita a aprende com a imaginação criadora das crianças, admitindo as novidades que vão modificando o mundo. Tia Nastácia é o adulto sem cultura que vê no desconhecido o mal e o pecado. Narizinho e Pedrinho são o eterno espírito infantil, abertos a tudo, desejando ser felizes, confrontando suas experiências com o que os mais velhos dizem e nunca deixando de acreditar no futuro.

Vale a pena ler os livros de Monteiro. Ainda não li todos, mas já estou planejando qual será o próximo!
Por hoje é isso!
Beijos a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário